top of page

Bio

em suma...

"Marcos nasceu em cascais e cedo começou a interessar se pelo desenho.Desde os seus 13 anos, que começa por aprender sozinho, a copiar banda desenhada, aos pouco foi ganhando traço.Deciciu optar pelas artes.Frequenta então o curso de artes e oficíos da escola Ferreira Dias no Cacém, onde conhece Mestres que o conduzem no caminho do ofício.

Viu no desenho a mais importante ferramenta do artista, pois com ele se projecta e constrói, desenha e esboça aquilo a que se quer dar forma.Gosta de Ilustração, e assim em busca de mais, frequenta um curso de ilustração científica de onde retira meios e técnicas. Começa agora a desenhar com mais regularidade e encontra na Paisagem um meio de expressão que lhe agrada.Começa assim um estudo que, ainda em curso, tem como objectivo a longo prazo, desenhar tudo o que quiser sem dificuldade.Tarefa que, por experiência própria, de desenhar há já alguns anos, diz, "é para se ir fazendo".
    Durante a fase de estudo da paisagem, interessa-se por pintura sumi antiga, e pintura chinesa tradicional, com a técnica do pincel seco.
    Procura os materiais e técnicas tradicionais do oriente, busca incessante por caligrafias, ainda mais interessado na sua forma do que no seu conteúdo.Oferecem-lhe um estojo de pintura chinesa que começa a utilizar com paixão.
    Trabalha sobretudo em grafite, explorando o meio até conseguir um resultado claro e concreto.Gosta de esboçar e desafiar grafismos.​

    Com forte componente de referências e lugares comuns do consciente colectivo, Marcos busca essencialmente a fonte, que é do conhecimento e do saber, que se perde no  tempo, fazendo com que o nosso olhar volte a relembrar que através do desenho pode o Homem transformar o mundo."

in http://issuu.com/alimentarte/docs/alimentarte1 (pag, 5)

bottom of page